Encontre
o seu produto

   

Os melhores jogos para estimular as crianças I

O jogo constitui um aspecto fundamental na vida da criança. A través do jogo a criança expresa o que pensa, quer, necessita e sente em relação ao mundo que a rodeia. Para que o jogo seja um verdadeiro elemento de estimulação e não apenas um mero “passatempo”, é preciso saber que habilidades são susceptíveis de desenvolver cada momento evolutivo da criança.

 

A seguir, apresentamos os brinquedos e actividades mais apropriadas desde o nascimento até aos 18 meses.

 

Desde o nascimento até aos 6 meses

Brinquedos


A capacidade manipulativa dos bebés é limitada, de modo que se relacionam com o mundo através da vista, ouvido e tacto. Gostam de ver as caras próximas e preferem os objectos móveis, sonoros e de cores vivas. Rodeie o seu filho de um ambiente adequado, ponha cortinados com estampados vistosos.

 

Brinquedos móveis: as coisas que se movem despertam-lhe a atenção. Pendure brinquedos móveis próximo do bebé, para que os veja. Alguns modelos têm peças de substituição para variar a composição.


Mordedores e brinquedos de apertar: anéis ou outras formas de borracha, fáceis de agarrar e que podem ser levados à boca.


Bolas e brinquedos moles: os mais adequados são os mais simples e de textura variada.


Fotografias plastificadas e espelho de bebé: colados nos lados do berço, para que a criança os veja.


Guizos, campainhas, brinquedos sonoros: brinquedos que emitem sons ao puxar, agitar, apertar, chupar ou tocar.

 

Crianças dos 7 aos 12 meses

 

Brinquedos


A esta idade o bebé recorda conceitos simples, identifica as partes do seu corpo e as pessoas que vê com frequência. Entusiasma-se com os objectos, estuda-os ao metê-los e tirá-los de uma caixa, procura-os se estão escondidos. Imita sons e já no fim desde período, está quase a andar. Os brinquedos ideais, entre outros, para este período são:


Sempre-em-pé sonoros: podem ser colocados na mesa onde come ou próximos da sua cadeirinha para que os manipule.
Bolas: são aptas as duras ou moles, de tamamnho adequado.


Brinquedos com rodas: carros, autocarros ou animais que se desloquem sobre rodas grandes de plástico ou borracha.


Livros de tecido ou plástico: com ilustrações grandes e simples, de tamanho adequado de forma a ser agarrados, sacudidos ou mordidos.


Cubos grandes e moles: com eles pode jogar a construir coisas além de comprimi-los e lançá-los.


Bonecos de peluche: devem estar bem confeccionados e feitos de uma única peça.

 

Recipientes, taças e brinquedos que flutuem: para brincar na água, por exemplo, ao tomar banho.

 

Crianças dos 12 aos 18 meses

 

Brinquedos


Nesta etapa a criança anda, segue os adultos a todas as partes e imita-os.  Já adquiriu uma certa destreza manual e desfruta manipulando objectos que ampliem a sua prática. Além disso, já diz várias palavras e compreende certas ideias e, por isso, gosta que lhe contem histórias.


Livros: os melhores são os que têm ilustrações, de texturas variadas para tocar e proporcionar sensações.


Brinquedos e caixas musicais:  interessam-lhe muito os que fazem ruído ao moverem-se.

 

Veículos: já pode manejar veículos mais sofisticados do que os da etapa anterior, de madeira ou borracha.